A Escola Virtual de Governo, a EV.G, é uma unidade de negócio da Enap para educação a distância com propósitos de atuação em rede e disseminação de cursos que contribuam para o desenvolvimento de competências profissionais em escala.
A educação a distância dentro do ambiente corporativo não é mais um tabu. Cada vez mais instituições públicas e privadas buscam desenvolver competência de pessoas com a contribuição dos cursos a distãncia. A EV.G é por essência a plataforma para este desenvolvimento na Administração Pública.
A minha atuação neste projeto foi de setembro de 2019 até janeiro de 2023, sendo que de janeiro de 2020 ao final de janeiro de 2023 atuo como gestor da Unidade de Negócio no papel de Coordenador-Geral no cargo que passou por algumas denominações nos período, porém sempre com a essência de suas competências.
Neste espaço serão compartilhados os desafios que consegui identificar durante a gestão da EV.G e quais foram os caminhos e decisões tomadas no período. Algumas geraram histórias engraçadas, outras erros que precisaram ser corrigidos e, ainda bem, rs, também vários resultados e entregas a serem comemorados!
A visão geral, as principais entregas e os resultados do período de 2020 a janeiro 2023 em que pude contribuir e dos quais falaremos por aqui.
Os anos se passaram, a estratégia de comunicação da EV.G e da Enap se atualizaram.
Como comunicar tudo isso?
A gestão da produção - (em construção)
O desafio da comunicação em um projeto - (em construção)
Como a análise de dados contribuiu para a EV.G - (em construção)
A escolha das prioridades e também a não escolha de priorizar outros aspectos - (em construção)
O papel da equipe para uma entrega sustentável e duradoura - (em construção)
Outros insights que forem surgindo ao longo da contação da história, rs - (em construção)
Após um período de reflexão, em 30 de janeiro de 2023, solicito dispensa da função de Coordenador-Geral de Projetos de Educação a Distância e me despeço da EV.G. Com dor no coração, mas com a decisão tomada, claro, rs, tentei escrever um texto de despedida que expressava sintéticamente o que representava o momento.
Imagem acervo: Quem é Quem da Enap com as informações do Cadu quando da gestão da CGPROJ, cópia em 29/01/2023.
Colocando em prática uma premissa que acredito, em qualquer dos projetos que atuei, nunca estive sozinho, então, também disponibilizarei aqui espaço para divulgação de material produzido por colegas que atuaram no projeto.
Quem sabe, eu tendo sorte, colegas que atuaram antes, durante e depois de mim, também se aninem para contar suas histórias e, com isso, juntos criarmos sinergia sobre o processo de evolução e amadurecimento que construímos no mesmo período ou em épocas diferentes.
Participou do projeto e quer contar algo? Entre em contato para combinarmos a publicação e/ou divulgação da sua perspectiva.